Nova atualização foi feita nesta sexta-feira (7) pelo governo do Estado no programa de flexibilização da quarentena em decorrência da pandemia da Covid-19. Nova atualização do Plano São Paulo foi feita nesta sexta-feira (7)
Reprodução
Os 12 municípios da Nova Alta Paulista que pertencem ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília evoluíram para a fase amarela do Plano São Paulo, conforme anúncio feito pelo governo do Estado nesta sexta-feira (7).
Já os 44 municípios vinculados ao DRS com sede em Presidente Prudente permaneceram na fase laranja do programa de flexibilização da quarentena decorrente da pandemia do novo coronavírus no Estado.
A fase amarela permite reabrir bares, restaurantes e salões de beleza com 40% da capacidade, além de academias com 30% de vagas e expediente limitado a seis horas por dia. A permanência por 28 dias seguidos na fase amarela também permite a reabertura, com limitações, de espaços culturais como museus, bibliotecas, cinemas, teatros e salas de espetáculos.
Já a fase laranja permite funcionamento com 20% da capacidade de público em escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias. A abertura é restrita a quatro horas diárias, todos os dias, ou seis horas durante quatro dias e fechamento por três.
As alterações do Plano São Paulo acontecem a cada duas semanas, quando é permitido que as regiões evoluam de fase. No entanto, caso exista piora nos índices, as regiões podem regredir na semana de intervalo.
Após mudanças no Plano SP, nove regiões passam para a fase amarela de reabertura no Estado
Governo de SP adia reabertura das escolas para 7 de outubro
Nova atualização do Plano São Paulo foi feita nesta sexta-feira (7)
Reprodução
Essa foi a primeira reclassificação no Plano São Paulo após as mudanças de critério feitas pela gestão no dia 27 de julho, que alteraram critérios dos índices monitorados, como, por exemplo, o percentual máximo de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados permitidos nas fases amarela e verde.
Principais alterações nos critérios de classificação do Plano São Paulo:
Taxa máxima de ocupação de UTI para uma região passar da fase laranja para a amarela passou de 70% para até 75%.
Taxa máxima de ocupação de UTI para uma região passar da fase amarela para a verde passou de 60% para um percentual entre 70% e 75%.
Regiões estão impossibilitadas de avançarem ou regredirem de fase por ponto percentual, por isso, a gestão desenvolveu uma margem de erro de 0,1 para critérios de evolução da epidemia e de 2,5 para capacidade do sistema de saúde.
Foram acrescentados os critérios de óbito e internação para cada 100 mil habitantes para que uma região passe da fase amarela para a verde.
Regiões devem passar 28 dias consecutivos na fase amarela antes de evoluírem para a fase verde.
Quando começaram as atualizações do Plano São Paulo, em 27 de maio, os municípios do DRS de Presidente Prudente estavam classificados na fase amarela. Depois, em 10 de junho, regrediram para a fase vermelha, na qual permaneceram até 10 de julho, quando subiram para a etapa laranja. Desde então, esta região continua estagnada, sem evolução ou decréscimo, na fase laranja.
Já os municípios do DRS de Marília começaram, em 27 de maio, na fase laranja. Em 19 de junho, decaíram para a fase vermelha. Em 10 de julho, subiram para a fase laranja, na qual ficaram até a atualização feita nesta sexta-feira (7), quando evoluíram pela primeira vez para a etapa amarela.
Quadro mostra a evolução das regiões do Estado ao longo do Plano São Paulo
Reprodução
Quadro mostra a evolução das regiões do Estado ao longo do Plano São Paulo
Reprodução
Abrangência
Ao Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente pertencem as seguintes cidades:
Alfredo Marcondes
Álvares Machado
Anhumas
Caiabu
Caiuá
Dracena
Emilianópolis
Estrela do Norte
Euclides da Cunha Paulista
Flora Rica
Iepê
Indiana
Irapuru
João Ramalho
Junqueirópolis
Marabá Paulista
Martinópolis
Mirante do Paranapanema
Monte Castelo
Nantes
Narandiba
Nova Guataporanga
Ouro Verde
Panorama
Paulicéia
Piquerobi
Pirapozinho
Presidente Bernardes
Presidente Epitácio
Presidente Prudente
Presidente Venceslau
Rancharia
Regente Feijó
Ribeirão dos Índios
Rosana
Sandovalina
Santa Mercedes
Santo Anastácio
Santo Expedito
São João do Pau D’alho
Taciba
Tarabai
Teodoro Sampaio
Tupi Paulista
Já as cidades do Oeste Paulista que pertencem ao DRS de Marília são:
Adamantina
Flórida Paulista
Inúbia Paulista
Lucélia
Mariápolis
Osvaldo Cruz
Pacaembu
Parapuã
Pracinha
Rinópolis
Sagres
Salmourão
Classificação anterior do Plano São Paulo feita em 24 de julho pelo governo do Estado
Reprodução
Initial plugin text
Veja mais notícias em G1 Presidente Prudente e Região.
Read Time:5 Minute, 9 Second