Cidade da Grande SP passou para fase laranja e poderá reabrir comércio apenas a partir de segunda-feira (15).
Na cidade de Osasco, na Grande São Paulo, o comércio poderá reabrir apenas a partir de segunda-feira (15). No entanto, nesta quinta-feira (11), quatros dias antes, parte do comércio já estava de portas abertas no município.
A cidade passou da fase vermelha para laranja. A Prefeitura quis antecipar a reabertura para esta quinta, alegando que ampliou o número de leitos de UTI e diminuiu a taxa de ocupação pra 67%, mas voltou atrás e seguiu recomendação do Ministério Público.
Mas muitas lojas não esperaram a segunda. Na Rua Antônio Agu, lojas de móveis e de roupas estavam abertas nesta quinta. A enfermeira Erica de Assis disse que estabelecimentos já estavam abrindo mesmo antes do anúncio da flexibilização. “Fiscalização é artigo de luxo aqui em Osasco”.
Osasco é a terceira cidade do estado com mais mortes por coronavírus, já são 364 óbitos e 3.759 infectados. Nesta quinta, o estado passou de 10 mil mortes por coronavírus.
Nesta quarta, Doria anunciou que vai prorrogar a quarentena até o dia 28 de junho devido a propagação do coronavírus e mudará a classificação das cidades do estado no Plano São Paulo, de retomada gradual das atividades econômicas.
A Grande São Paulo, o litoral paulista e a cidade de Registro vão passar da fase vermelha (mais crítica) para a laranja (com menos restrições). As medidas de flexibilização passam a valer na próxima segunda-feira (15). Já as cidades de Barretos, Presidente Prudente e Ribeirão Preto, no interior paulista, foram reclassificadas na fase vermelha devido ao aumento da propagação do coronavírus. Com isso, volta a ser proibida a abertura do comércio não essencial nessas cidades.
Average Rating