No dia anterior, o Ibovespa fechou em queda de 0,73%, aos 103.875 pontos.
Depois de oscilar na primeira metade do pregão, o principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, se firmou em alta na tarde desta quarta-feira (25), seguindo uma melhora do quadro exterior.
Às 16h10, o Ibovespa subia 0,52%, aos 104.411 pontos.
No dia anterior, a bolsa fechou em queda de 0,73%, aos 103.875 pontos. Na parcial do mês, o Ibovespa ainda acumula alta de 2,71%.
Impeachment de Trump e guerra comercial
Na terça-feira (24), a presidente da Câmara de Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, anunciou a abertura de um inquérito formal de impeachment contra o presidente Donald Trump. A acusação é de que ele violou a lei ao tentar recrutar um poder estrangeiro para interferir a seu favor na eleição de 2020.
O temor de investidores é que Trump perca mais capital político, o que eventualmente dificultaria um acordo comercial com a China, ou mesmo novo aumento de gastos pelo governo dos EUA um ano antes das eleições presidenciais, destaca a Reuters. Mas o impeachment de Trump é visto pelo mercado como muito pouco provável, tendo em vista que o Senado americano é controlado pelos republicanos, partido do presidente.
“O pedido de impeachment contra Trump foi recebido com poucas crenças, afinal, poucos acreditam que o senado, que tem sua maioria apoiando Trump, irá ser a favor de tirar o presidente, na verdade, muitos acreditam que isso possa até favorecer sua reeleição”, disse em nota a sócia-diretora da FB Wealth, Daniela Casabona.
A questão sobre o comércio com a China também afetava os mercados nesta sessão, após Trump fazer um discurso considerado duro no dia anterior, no qual fez críticas explícitas a práticas comerciais chinesas.
“O fato é que os mercados não então reagindo ao impeachment diretamente, no momento estão mais preocupados com os desdobramentos da guerra comercial. Com o fato de Trump ter criticado novamente a China, acusando-a de manipular o câmbio”, disse em nota Jefferson Laatus, estrategista-chefe do Grupo Laatus.
Nesta quarta, Wang Yi, ministro das Relações Exteriores da China e conselheiro de Estado, reagiu dizendo que Pequim não tinha intenção de “jogar Game of Thrones no cenário mundial”, mas disse que Washington respeitar a soberania chinesa. Ele afirmou ainda esperar resultados positivos nas próximas negociações.
Cenário local
Do lado doméstico, investidores seguiam atentos ainda ao noticiário sobre a reforma da Previdência. A votação do parecer do relator Tasso Jereissati (PSDB-CE) sobre as emendas apresentadas à reforma da Previdência, prevista para ocorrer na terça-feira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, foi adiada novamente, desta vez para a semana que vem.
“Quanto mais você jogar para frente essa questão da Previdência, pior. O mercado precisa que isso se resolva o mais rápido possível e rapidez não parece fazer parte dos planos dos parlamentares”, afirmou à Reuters Alessandro Faganello, operador de câmbio da Advanced Corretora.
Average Rating