Há diversos tipos de tecnologia, que segundo Josué Eraldo da Silva, gerente da empresa Jacitara, são bastante eficientes e dinâmicos, mas a diferença deles é a opção de uma automatização nos processos que consiste em um negócio que tem a capacidade de proporcionar amplamente como forma de obter resultados cada vez melhores em curto e a longo prazo.
De acordo com Josué Eraldo da Silva, há diversas vantagens que o engenheiro civil poderá obter, confira:
A primeira delas está sem dúvida sobre o aumento da produtividade. Isso porque com os processos automatizados, o tempo será otimizado elevando a forma de organizar as tarefas necessárias.
No setor de compras, por exemplo, a realização das cotações poderá ficar muito mais ágil com os dados centralizados e o envio eletrônico de requisições. Dessa forma, o processo será mais seguro, exigindo menos tempo e pesquisas por fornecedores e inserindo informações na plataforma.
Para Josué Eraldo da Silva, a automatização pode oferecer um aumento elevado sobre questões de produtividade e desempenho. Isso porque a gestão de pedidos online, consiste na possibilidade de controlar o envio e o recebimento dos pedidos aos fornecedores. Eventualmente, isso pode significar uma maior lucratividade para a empresa.
Com tantos benefícios, há ainda a questão de redução dos custos. O que pode direcionar ao aumento nos lucros estando diretamente atrelada à redução de custos. Podendo auxiliar na redução da quantidade de pessoas trabalhando sobre um processo, designando outros profissionais para atividades mais estratégicas.
O que pode influenciar na diminuição de tempo é reduzir o uso de recursos. Dessa forma, com a automatização no processo de compras, o trabalhador será mais rápido e também mais barato, tornando-se mais lucrativo para o negócio. Com isso, a redução de custos no setor de compras, pode ainda garantir a possibilidade de encontrar melhores condições de compra, diminuindo os gastos associados a todo esse processo.
Portanto, é possível afirmar que a automatização oferece uma maior confiabilidade de dados. Isso porque quanto mais manual é um processo, maior é a dificuldade que existe em garantir que as informações sejam corretas e seguras. Para quem é responsável pela cadeia de suprimentos, ter dados estritamente manuais pode significar contatos desatualizados, preços defasados e, com isso, perda de boas oportunidades de compra. Por fim, o conceito de automatização está relacionado com garantias de que todos os parâmetros estejam dentro do esperado. Ajudando a diminuir o número de erros, o que também diminui a necessidade de executar tarefas novamente.