Como a IA pode auxiliar na transformação do setor financeiro

Desde que a inteligência artificial entrou na sociedade, é nítida a mudança causada em diversos setores, principalmente na economia, já que este tipo de tecnologia tem se mostrado eficaz até mesmo para analisar custos e previr gastos. 

Segundo o economista Edmilson Gama da Silva, a IA é um verdadeiro atrativo para diversas empresas, inclusive as do setor financeiro, especialmente com a chegada e expansão das Fintechs, criptomoedas, open finance, regtechs, entre outras, que inovaram as transações monetárias, que atualmente podem ser feitas por meio de celulares e outros aparelhos móveis. 

Edmilson Gama da Silva diz que o segredo se deve ao fato de que a IA obtém informações que padrões humanos não conseguem processar. Sendo assim, ela se torna uma grande aliada na busca por dados e tendências de economia, negócios e consumo. 

Outro ponto positivo da IA, segundo Edmilson Gama da Silva, é a automação dos processos financeiros, que facilita e agiliza as atividades do dia a dia nas empresas, especialmente em casos de análise de crédito, já que fornecem informações de forma rápida e precisas quando comparada aos processos manuais. Com isso, há mais conformidade com os regulamentos, que podem ser monitorados, inclusive com grandes volumes de dados. O economista ressalta que isso é essencial para as empresas que precisam averiguar mercados e créditos.  Por meio desta análise, Edmilson Gama da Silva diz haver maiores possibilidades de as empresas ofertarem produtos e serviços personificados conforme as necessidades e preferências dos clientes. 

 Além disso, de acordo com Edmilson Gama da Silva, outro ponto positivo da IA no setor financeiro é a precisão em identificar fraudes em transações em tempo real, auxiliando na eficácia deste tipo de movimentação. 

Por fim, Edmilson Gama da Silva diz que a IA é uma forte aliada na educação financeira, já que permite um controle de gastos e investimentos de forma prática e segura, aprimorando os acessos a serviços financeiros.

De acordo com o economista, esta tendência só tende a evoluir, proporcionando mais oportunidades e novos desafios tanto no setor financeiro quanto em outros segmentos.  

By Minuto ABC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados