As vendas do varejo caíram 0,8% em julho na comparação com junho, que teve recuo de 1,4%, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O índice se comporta em queda desde maio. Nos últimos dados divulgados, o comércio indicou taxa negativa de 1,8% no acumulado de 12 meses.
Na comparação anual, a taxa do comércio apresentou queda de 5,2% frente a julho de 2021.
Fernando Umezú, coordenador do curso de Ciências Econômicas e do Núcleo de Economia e Finanças da ESEG (Faculdade do Grupo Etapa), afirma que, de forma geral, os recuos podem ser justificados por contrações na demanda ou na oferta. “O levantamento mostra que a redução aconteceu mais por questões de demanda. Julho é um mês de férias. As vendas de varejo caíram, mas as de serviço aumentaram, com alta de 1,1%.” Para ele, o período envolve sazonalidade e, consequentemente, as compras dessa época costumam estar relacionadas a turismo e entretenimento.
O gerente da pesquisa do IBGE, Cristiano Santos, destaca que a última taxa positiva foi registrada em abril. O comportamento do mercado se motiva pelo período de retomada gerado pela pandemia de Covid-19. “O setor repete a trajetória que vem acontecendo desde março de 2020, com alta volatilidade”, comenta em nota.