Cronograma da reabertura gradual foi divulgado pelo governo no Estado de São Paulo nesta quarta-feira (12). Locais estão fechados desde março. Poupatempo de Presidente Prudente
Stephanie Fonseca/G1
O governo do Estado de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (12), a reabertura gradual do Poupatempo e da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). No Oeste Paulista, a unidade de Presidente Prudente retorna no dia 10 de setembro e a de Dracena no dia 30 do mesmo mês.
A reabertura das unidades segue as diretrizes da aderência ao Plano São Paulo, com a flexibilização permitida apenas para cidades que estiverem nas fases amarela e laranja, e com fluxo de pessoas equivalente a 30% da capacidade de cada unidade.
As unidades do Poupatempo foram fechadas em março devido ao decreto que suspendeu serviços não essenciais durante a pandemia do coronavírus.
A retomada dos atendimentos nos postos físicos será a partir de 19 de agosto, com permissão de agendamento a partir do dia 18, para as unidades: Sé, Itaquera, São Bernardo do Campo, Mauá, Mogi das Cruzes, Santos, Guarujá e Bauru. O cronograma de retomada dos atendimentos presenciais será semanal, até 28 de outubro.
Esta etapa de reabertura priorizará apenas o que houver exigência presencial, como primeira emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e expedição de Registro Geral (RG), por exemplo.
Ainda segundo o Estado, mais de sete milhões de interações/atendimentos foram feitos em quatro meses. Isto representa mais de 65% dos atendimentos diários nas unidades físicas, estimados em 120 mil.
Atualmente existem mais de 200 serviços sendo digitalizados pelo Poupatempo, em comparação com os sete oferecidos no início de 2019. E apenas cinco dos que apresentam maior volume de transações permanecerão sem digitalização. Como por exemplo os atendimentos para emissão da primeira via do RG e a renovação da CNH, que requerem coleta biométrica e exigem a ida ao posto.
Ampliação
De acordo com o governo estadual, o Poupatempo vai incorporar à sua gestão todos os serviços prestados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP).
“Desde quando iniciamos esta gestão, temos incessantemente buscado impulsionar a transformação digital no governo estadual com menos custos, oferecendo serviços públicos nas plataformas digitais de modo simples, intuitivo e acessíveis a todos”, afirma André Arruda, presidente da Prodesp, empresa de tecnologia do Estado de São Paulo responsável por operacionalizar a implantação e administrar os postos do Poupatempo.
O novo formato de atendimento será implementado por meio de balcão único, oferecendo 242 serviços digitais, até 2022, em 340 unidades mais compactas. A transição para as 252 novas unidades será gradual e concluída também até 2022. Nesta reestruturação operacional, o Estado espera alcançar uma economia de cerca de R$ 100 milhões por ano.
Além de expandir a capilaridade dos serviços prestados, transformando unidades do Detran-SP em postos Poupatempo, a medida resultará em atendimento público de forma presencial e remota, pelo celular, por meio do Poupatempo Digital, para todos os municípios paulistas, incluindo o alcance a cidades menores.
Governo de SP anuncia reabertura gradual de unidades do Poupatempo e da Ciretran
Initial plugin text
Veja mais notícias em G1 Presidente Prudente e Região.