Museu de Paleontologia de Marília recebe fósseis de novas descobertas em Presidente Prudente


Esqueletos de serpentes, bem como um crânio de pássaro de 80 milhões de anos atrás, da época dos dinossauros, foram encontrados no Parque dos Girassóis e estão sob estudos científicos. Paleontólogo Willian Roberto Nava mostra crânio de ave e pré-maxilas
Stephanie Fonseca/G1
O Museu de Paleontologia de Marília (SP) recebeu nesta semana novas descobertas de fósseis em Presidente Prudente, onde existe um sítio paleontológico.
Dessa vez, foram encontrados novos fósseis de serpentes e de aves. A população da cidade e da região ainda não vai poder conferir essas novas descobertas ao vivo porque o museu está fechado para visitação, por causa da pandemia e também porque passa por reformas.
As novidades foram anunciadas pelo o paleontólogo Willian Roberto Nava, responsável pelo museu na última quarta-feira (5).
A localização de fósseis de serpentes é a primeira novidade. Segundo Nava, este foi o terceiro achado de serpentes no Brasil do Período Cretáceo, entre 70 e 80 milhões de anos atrás.
Durante as escavações da área na zona sul de Presidente Prudente, dois esqueletos de serpentes foram localizados. “Serpentes, que viveram depois dos dinos, têm algumas, mas, como aqui é material da época dos dinossauros, esse material de Presidente Prudente de serpente seria o terceiro registro no Brasil”, afirmou.
Outro achado foi um crânio de ave associado a um esqueleto. O paleontólogo explicou que foi achado um único crânio associado a um esqueleto de ave e diversas pré-maxilas, com dentinhos, indicativo de que eram aves que possuíam dentes (carnívoros).
Agora esses materiais fazem parte do acervo do museu em Marília. Segundo Nava, os achados em Presidente Prudente vão ajudar nas pesquisas sobre a relação dos répteis e das aves durante o período em que os dinossauros habitavam a Terra e sobre como o parque arqueológico de Presidente Prudente se tornou um grande cemitério de aves desse período.
Paleontólogo Willian Roberto Nava mostra uma foto de um crânio associado a um esqueleto de aves Enantiornithes
Stephanie Fonseca/G1
Materiais foram localizados em Presidente Prudente
Stephanie Fonseca/G1
Equipes localizaram também pré-maxilas
Stephanie Fonseca/G1
Foto mostra um crânio associado a um esqueleto de aves Enantiornithes
Stephanie Fonseca/G1
* Com informações G1 Presidente Prudente.
Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília.

By Minuto ABC

Relacionados