Prazo para moradores de SP votarem propostas para orçamento de 2021 da cidade termina nesta quinta-feira

Votação é a última etapa participativa da criação do projeto de lei orçamentária anual de 2021 na capital paulista. Moradores podem votar nas propostas mais importantes para cada região da cidade.

Termina nesta quinta-feira (23) o prazo para votação de propostas para o orçamento de 2021 da Prefeitura de São Paulo. Por meio do site http://participemais.prefeitura.sp.gov.br/ os moradores da capital podem indicar quais obras e melhorias consideram prioridade em suas regiões.

No total, 475 propostas estão disponíveis para votação no site da administração municipal. As cinco propostas mais votadas de cada região serão avaliadas posteriormente e podem entrar no orçamento final da cidade.

Trata-se da última etapa participativa da criação do projeto de lei orçamentária anual de 2021 da cidade de São Paulo. Em maio, a prefeitura recebeu 3.519 propostas por meio de uma consulta pública online. No mês de junho, estas propostas foram analisadas e priorizadas pelos integrantes dos 32 conselhos participativos municipais em reuniões também virtuais.

Cada conselho enviou até 15 propostas para a Secretaria Municipal da Fazenda para que sejam votadas pela população no site da prefeitura. Cada proposta corresponde a uma das 32 subprefeituras da cidade. Após o cadastro, cada cidadão pode votar em até cinco propostas de qualquer uma das subprefeituras da cidade.

Prédio da Prefeitura de São Paulo no Viaduto do Chá, no Centro da capital paulista. — Foto: Leon Rodrigues/Prefeitura de SP
Prédio da Prefeitura de São Paulo no Viaduto do Chá, no Centro da capital paulista. — Foto: Leon Rodrigues/Prefeitura de SP

No bairro Conjunto Residencial José Bonifácio, na Zona Leste da cidade, o líder comunitário Gilberto Roque, mais conhecido como Giba, tem distribuído panfletos para os moradores participarem do processo de escolha.

Há um barranco que já desabou e fica próximo de diversas casas e também do tradicional estádio do quase cinquentão Esporte Clube Morgante, time de futebol amador do bairro.

“Olha a votação aqui a gente tem um número pequeno de pessoas participando devido ao bairro aqui ter mais de 100 mil pessoas a gente tem essa obra votada em cerca de 80 votos. Então a gente gostaria de ter uma participação maior dos moradores”, diz Giba.

Orçamento reduzido

Por causa da pandemia, a expectativa é de que o orçamento seja menor do que foi esse ano. Com menos dinheiro, a prefeitura deverá executar somente obras prioritárias.

Em Itaquera, também na Zona Leste, uma obra sonhada pelos moradores é a construção de uma praça em um terreno que está atualmente vazio. Um espaço para passear com gatos e cachorros. Mas, para essa obra sair do papel, o pessoal do bairro vai ter que votar.

Como as audiências presenciais foram suspensas, a prefeitura criou um site para que os moradores de cada bairro participem do orçamento e ajudem a decidir o que é mais importante para a cidade. Podem pedir, por exemplo, uma rua, uma praça.

“O orçamento com a participação social é um orçamento mais rico, que atende melhor as demandas da população. A gente conhece melhor a demanda com essa votação e fica ainda mais fácil a gente entender quais são as prioridades que a sociedade está esperando da prefeitura de São Paulo,” afirma Artur Lascala, subsecretário de Planejamento e Orçamento Municipal.

By Minuto ABC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

  • Visão, coração e futuro do mundo

  • Vendas do comércio caem 0,8% em julho

  • Piso salarial para enfermagem pode gerar impacto de R$ 47.183.859 no ABC