Reflexo do ciclone bomba provoca ventos fortes e derruba árvores em SP

Bombeiros receberam mais de 50 chamados para quedas de árvores durante a madrugada desta quarta-feira (1°) na cidade de SP. Estado pode registrar rajadas de vento em torno de 80km/hora no decorrer do dia.

O estado de São Paulo pode registrar rajadas de vento em torno de 80km/hora nesta quarta-feira (1°) por conta dos reflexos ciclone extratropical, conhecido por “ciclone bomba”, que continua atuando em Santa Catarina, no Sul do país.

Na cidade de São Paulo, os bombeiros receberam 50 chamados para quedas de árvores nas últimas horas. Em um deles, uma árvore cai sobre duas casas na Vila Mariana, na Zona Sul.

A previsão é a de que os ventos fiquem ainda mais intensos no decorrer do dia. “Como nós estamos sob o efeito da borda desse ciclone, também temos condições favoráveis para ventos fortes. O estado de São Paulo pode ter rajadas em torno dos 80 km por hora ao longo do dia de hoje”, disse César Soares, meteorologista da Climatempo.

Queda de árvore em SP — Foto: Reprodução/TV Globo
Queda de árvore em SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Cesar destaca, porém, que as chuvas são consequências da frente fria que também atinge a costa do estado, mas afirma que não há expectativa de temporais.

“Estamos sentido os efeitos da borda desse ‘ciclone bomba’. Esse ciclone bomba é um sistema de baixa pressão muito intenso, que a gente chama em meteorologia de ciclone extratropical. (…)Os ciclones extra-tropicais estão sempre associados sempre às frentes frias, frente fria que inclusive está passando agora pela costa do estado de São Paulo e está trazendo chuva, essas mais isoladas e bem menos intensas que as que aconteceram no Sul do país.”

By Minuto ABC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados