Centro de Contingência para o coronavírus aprovou protocolo apresentado pela Federação Paulista de Futebol. Autorização prevê testes e uso obrigatório de máscaras e não vale para cidades que estiverem na fase vermelha do plano de flexibilizações.
O governo de São Paulo anunciou, no início da tarde desta quarta-feira (17), a liberação para os times paulistas de futebol retomarem os treinos a partir do dia 1° de julho. A autorização foi aprovada pelo Centro de Contingência para o Coronavírus, segundo o governador João Doria (PSDB).
“O governo do estado de São Paulo, através do Centro de Contingência, o comitê de saúde, determinou e finalizou hoje pela manhã todos os protocolos para as equipes de futebol profissional, da chamada Série A1 para que possam voltar a treino ar a partir do dia 1º de julho'”, disse Doria durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, no início da tarde desta quarta (17).
Segundo Doria, as regras acordadas pelo comitê de saúde e dialogadas com a federação paulistas de futebol devem ser cobradas de todos os clubes que integram a série A1, seja na capital, no litoral, no interior ou na Região Metropolitana.
A liberação, entretanto, estará vetada às cidades classificadas na fase vermelha do plano de flexibilizações do governo. A quarentena no estado foi prorrogada até o dia 28 de junho, com propostas de reabertura estabelecidos para cada região.
[“Para os municípios] que estiverem no vermelho, como vai ser a ultima sexta antes do dia 1o de julho, se o município tiver um clube de futebol profissional, esse clube não vai poder praticar o treino naquele município. Ele pode praticar o treino em outro município que esteja laranja, amarelo ou de outra cor.” afirmou Carlos Carvalho, coordenador do Centro de Contingência para a Covid-19.
Dentre as medidas que deverão ser adotadas, estão testes regulares dos jogadores e comissão técnica, limitação de pessoas nos treinamentos, a não presença de torcida, uso obrigatório de máscaras por toda a comissão técnica que estiver presente, além de medir a temperatura de todos, atletas e não atletas, daqueles que autorizados estarão em campo.
“Este protocolo refere-se apenas do retorno aos treinamentos, a retomada das partidas será avaliada em fases posteriores e sempre em conjunto com a Federação Paulista de Futebol e a Confederação Brasileira de Futebol”, afirmou o governador.
A informação havia sido divulgada mais cedo pelo presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol (TJD-SP), e deputado estadual, Delegado Olim.
Flexibilizações
No início do mês, o governo de São Paulo anunciou o plano de retomada da economia, que prevê a reabertura gradual da economia de forma regionalizada. As classificações são atualizadas a cada sete dias.
Pela determinação atual, o litoral paulista e a cidade de Registro passaram da fase vermelha (mais crítica) para a laranja (com menos restrições).
As medidas entraram em vigor nesta segunda (15). Já as cidades de Barretos, Presidente Prudente e Ribeirão Preto, no interior paulista, foram reclassificadas na fase vermelha devido ao aumento da propagação do coronavírus. Com isso, volta a ser proibida a abertura do comércio não essencial nessas cidades.