É possível agendar doação pela internet. O próprio doador escolhe o melhor dia, horário e local, sem precisar passar por um atendente.
Os estoques da Fundação Pró-Sangue operam com 40% da capacidade considerada ideal. Os tipos sanguíneos O+, O-, A-, AB – e B- estão em estado de crítico, e garantem o abastecimento da rede por apenas um dia.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, a doação de sangue registrou forte queda nas últimas semanas. De acordo com o Hemocentro de São Paulo, a Covid-19 não é transmissível pelo sangue, porque é uma doença respiratória e não há risco de contaminação.
Para agendar é possível acessar o sistema Pró-Sangue, o site da instituição ou ligar para o Alô Pró-Sangue: (11) 4573-7800.
A Pró-Sangue tem registrado um índice de 30% de absenteísmo no serviço de agendamento online — os doadores reservam um horário, mas faltam no dia. Isso impacta na coleta, uma vez que atualmente a doação está sendo feita pelo sistema de agendamento online.
A Fundação afirma estar preocupada, pois as cirurgias eletivas foram retomadas e a demanda de sangue deve aumentar. Ainda de acordo com a instituição, a doação de sangue continua sendo segura e os postos de coleta não oferecem riscos aos candidatos.
Qual seria o estoque necessário?
Para um estoque estável para seis dias, é necessário coletar aproximadamente 10.000 bolsas por mês.
Quais são as orientações para os doadores durante a pandemia?
A orientação é que, os que se encaixarem nos requisitos básicos para doação, vistam sua máscara, agendem a doação de sangue e compareça em um dos postos de coleta.
Recomenda-se evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes.
Requisitos básicos para a doação de sangue
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (para menores de 18 anos, verificar no site os documentos necessários e formulários de autorização).
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem à doação).
É necessário apresentar documento original com foto recente (que permita a identificação do candidato), emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira de Habilitação).
Impedimentos temporários
- Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
- Gravidez.
- Intervalo de 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem à doação.
- Tatuagem nos últimos 12 meses.
- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
- Febre amarela recente, vacina para febre amarela e viagens para países com risco de doenças transmissíveis.
Informações para o doador de sangue
- Atenção para o local de estacionamento do doador
- Atenção para os requisitos básicos e principais impedimentos (Veja lista abaixo)