Cidade de SP registra ônibus lotados em dia de reabertura do comércio de rua

Prefeitura reforçou a frota e fiscais tentam fazer controle em alguns terminais, mas veículos seguem sem conseguir circular com capacidade máxima de passageiros sentados, conforme recomendado pela gestão municipal.

Nesta quarta-feira (10), primeiro dia de reabertura do comércio na capital paulista, ônibus circularam lotados e com passageiros em pé, indo contra a recomendação da prefeitura de irem apenas pessoas sentadas.

Uma das linhas em que passageiros estavam em pé nesta terça é a 407P-10, que faz o trajeto de Guaianases, no extremo da Zona Leste, para o Metrô Tatuapé.

No terminal Tatuapé, a reportagem também registrou dois coletivos saindo lotados, das linhas Vila Guarani-Metro Tatuapé e Metrô Tatuapé-Mooca. Ainda assim, no terminal, a maior parte dos ônibus sai apenas com pessoas sentadas, já que que fiscais fazem o controle do embarque.

Fiscal controla a entrada de passageiros em ônibus no Terminal Tatuapé nesta quarta-feira (10) — Foto: Reprodução/TV Globo
Fiscal controla a entrada de passageiros em ônibus no Terminal Tatuapé nesta quarta-feira (10) — Foto: Reprodução/TV Globo

A cuidadora Eunice Pereira dos Santos disse que saiu do terminal Cidade Tiradentes sentada, mas o ônibus lotou ao longo do caminho. “Não adianta sair do terminal todo mundo sentado e no caminho ele encher. Acho que deveria ter pelo menos alguém dentro do ônibus para ajudar os motoristas”, disse Eunice.

Por sua vez, os motoristas também reclamam de que esta orientação é estressante para eles, que têm que barrar passageiros de entrarem nos ônibus.

A frota de coletivos da capital paulista opera hoje defasada, já que 12% dos funcionários estão afastados por serem do grupo de risco, ou terem suspeita ou confirmação de Covid-19. Em reunião nesta quarta, a Secretaria Municipal de Transportes e o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus não chegaram a uma resolução de como voltar 100% da frota.

Nesta segunda-feira (8), o prefeito Bruno Covas disse que deu um prazo de cinco dias para que seu secretário municipal de Transportes, Edson Caram, garanta que os ônibus circulem na cidade apenas com passageiros sentados.

“O secretário municipal de transportes havia me dito que garantia que nessa semana não haveria passageiro em pé. Hoje pela manhã os números que a gente tem é que 5% das linhas nós tínhamos passageiro em pé. O secretário tem até sexta-feira para conseguir fazer isso. Se até sexta-feira ele não conseguir fazer isso, a partir da segunda é outro secretário que vai tentar fazer isso”.

Ônibus lotado em Guaianases no dia 10 de junho — Foto: Reprodução/TV Globo
Ônibus lotado em Guaianases no dia 10 de junho — Foto: Reprodução/TV Globo
By Minuto ABC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados