A primavera começa com frio e chuva na capital paulista, segundo Inmet

Estação começa nesta segunda e é marcada por mudanças bruscas nas condições climáticas.

A primavera começou oficialmente às 4h50 desta segunda-feira (23) com frio e chuva na capital paulista. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação deve ser bem típica, ou seja, com características dentro do que se espera para essa época.

“A primavera é justamente a passagem do inverno – que é frio e seco – para o verão – que é quente e úmido. É uma estação de transição”, explica Adilson Nazário, técnico em meteorologia do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE).

Na capital, a nova estação começa fria e vai aquecendo aos poucos. Segundo o CGE, durante a primavera as temperaturas devem ficar na média histórica ou um pouco acima. Essa época é marcada por uma grande amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e máxima). “A temperatura pode variar 14, 15 graus em um único dia”, completa Nazário.

Ainda segundo os especialistas, é possível que sejam registradas ondas tardias de frio, em meados de outubro.

São esperadas também chuvas dentro da média na maior parte do estado de São Paulo, podendo ser um pouco acima em áreas isoladas do centro-sul e sudeste. De acordo com o CGE, é comum que nessa época as mudanças abruptas no tempo favoreçam a formação de temporais – que podem ser acompanhados de granizo – e ventos fortes.

A primavera termina à 1h19 do dia 22 de dezembro, quando começa o verão.

Temperatura baixa e garoa dão inicio a primavera que começou oficialmente nesta segunda-feira  — Foto:  Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo
Temperatura baixa e garoa dão inicio a primavera que começou oficialmente nesta segunda-feira — Foto: Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo
By Minuto ABC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

  • Visão, coração e futuro do mundo

  • Vendas do comércio caem 0,8% em julho

  • Piso salarial para enfermagem pode gerar impacto de R$ 47.183.859 no ABC