Doria anunciou Cumbica e CPTM ficará pronta até dezembro de 2021

Os três terminais de embarque terão ligação direta, por meio de um monotrilho, com a estação Aeroporto da linha 13-Jade da CPTM, segundo governador.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta- feira (31) que, até dezembro de 2021, os três terminais de embarque do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, terão ligação direta com a estação Aeroporto da linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Em maio deste ano, o governador anunciou que a ligação ficaria pronta em maio de 2021.

“A conversa para isso ocorreu desde o início do nosso governo com o governo federal e a Gru Airport [concessionária que administra Cumbica]. Nós formalizamos este entendimento e as obras serão iniciadas já neste segundo semestre para serem concluídas até dezembro de 2021. Esta extensão de 1.300 metros levará até os três terminais do aeroporto”, disse Doria.

“Esta obra era algo que machucava São Paulo. A linha de Metrô, que ligava ao aeroporto mais importante do país, e que não chegava até os terminais do aeroporto e que chegará até os terminais em 2021. Não haverá mais a necessidade de subir e descer escadas e desembarcar com malas como acontece hoje, infelizmente”, acrescentou o governador.

De acordo com o governo do estado, o monotrilho terá 2,6 km de extensão, com paradas nos três terminais de passageiros do aeroporto e na Estação Aeroporto Guarulhos da CPTM, e capacidade de 2 mil passageiros/hora para cada sentido. O monotrilho fará em cerca de seis minutos o trajeto total entre a estação da CPTM e o Terminal 3 do Aeroporto.

O anúncio ocorreu quando o governador inaugurava o acesso Clínicas da estação Oscar Freire da Linha 4 -Amarela do Metrô. A estação funciona desde abril de 2018 e a entrega da outra entrada ocorreu com mais de um ano de atraso. Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, é extremamente demandada pela população, por onde passarão 100 mil pessoas por dia.

“Está estação facilitará o acesso de todos ao Hospital das Clínicas. O Metrô de São Paulo é um dos melhores serviços do estado”, acrescentou Doria.

O governo do estado disse que o acesso Clínicas da estação tinha interferências com concessionárias de serviços públicos, como de abastecimento de água, que não poderia ser interrompido para as obras necessárias, e que cumpriu o compromisso de entregar o acesso em julho deste ano.

Doria inaugura acesso da estação Oscar Freire — Foto: Tahiane Stochero/G1
Doria inaugura acesso da estação Oscar Freire — Foto: Tahiane Stochero

No evento, o secretário Alexandre Baldy divulgou ainda o início das obras de melhoria na estação Capão Redondo da Linha Lilás do Metrô, que serão feitas pela concessionária Via Mobilidade, dentro do contrato assinado com o governo do estado.

As obras na estação Capão Redondo já começaram e ocorrerão na ligação da estação de Metrô com o terminal de ônibus, para facilitar o deslocamento e acesso dos usuários entre os dois locais, com ampliação da entrada. 

“É uma estação extremamente demandada e esperamos que, até o fim de dezembro deste ano, as obras de melhoria de acesso estejam concluídas sem atrapalhar os usuários”, acrescentou ele.

By Minuto ABC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados